CURSOS ONLINE

domingo, 24 de julho de 2011

RPG - EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA

RPG ou Role Play Game é um jogo, misto de teatro em que um grupo de pessoas participam de uma história em que podem interagir e escolher qual o caminho querem seguir. Não vou entrar em detalhes sobre o que é o RPG, mas para quem quiser saber mais, vai alguns sites que explicam com mais detalhes, como rpg e educação e rederpg por exemplo. O primeiro é voltado para a educação dando dicas valiosas aos professores interessados em aprender e aplicar o RPG em sala de aula e o segundo é mais genérico falando dos diversos cenários e sistemas de jogos que existem por aí...

Passei toda a minha adolescência jogando RPG e sinceramente nunca tive vontade de jogar vídeo game, que achava sem graça. RPG era muito melhor... Usávamos a imaginação e isto bastava. Vivíamos infurnados em cima de livros gigantescos e falavamos de qualquer assunto. Típicos Nerds. Quando estudava no Colégio Estadual, devia estar no ensino médio, durante uma semana cultural, fui convidado para aplicar o jogo  aos alunos. Criei uma aventura para uma semana, mas que a galera gostou tanto que continuamos jogando até hoje! Lógico que com a vida atribulada e compromissos, só conseguimos nos encontrar uma ou duas vezes por ano.

Esse cartaz é de uma oficina que apliquei no Estadual no ano de 2010. 

Quando me formei e comecei a dar aula de arte, sempre tive em mente aplicar com meus alunos o RPG por que achava que era uma excelente ferramenta didática, capaz de instigar, levar o processo de aprendizagem a um outro nível. Então quando passei no concurso e fui dar aula no Zardo juntei um grupo de alunos interessados e montamos um clube de RPG e durante minhas horas-atividade eu aplicava o RPG de maneira didática. Criaram personagens, passaram por várias histórias e até hoje falam disso quando encontro um ou outro.
Mas era um projeto interdisciplinar fora da sala de aula. E eu queria aplicar em todos os alunos. Então criei um método de criação usando um mapa desenhado no quadro negro da escola e nos anos seguintes fui adaptando, arrumando e cheguei na versão que uso hoje que é a criação de um planeta com todo sua ecologia, cultura, raças onde os alunos inventam e interagem. Como o assunto é rico vou falar especificamente desse método em outro post.

2 comentários:

hurricanes disse...

nessas aulas extra curriculares vivi alguns dos melhores momentos no colegio! agradeço muito a oportunidade ter a oportunidade de ter conhecido o RPG, atraves do professor Andre!

VBruno disse...

Nossa, lembro até hoje daquelas segundas feiras a tarde na sala de Artes. Criando os personagens, ouvindo e descobrindo o cenário narrado pelo professor.